quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta-feira de cinzas ...

Já estamos na quarta-feira de cinzas, a folia acabou, por isso, resolvi fazer uma lista de axés velhos (bem velhos mesmo!) que já fizeram muuuito sucesso e que valem à pena ouvir de novo. 
De fato o trio elétrico fora embora, os foliões tinham desaparecido. Agora na avenida ao invés da alegria carnavalesca, apenas o vai e vem dos veículos passando apressados. Tudo voltará ao normal...

1. A Roda – Sarajane – Houve um tempo em que era comum o Fantástico todo domingo encerrar com o lançamento de um clipe. “Vamos abrir a roda, enlarguecer. Tá ficando apertadinha, por favor, abre a rodinha…”, gravada em 1986, ganhou clipe no ano seguinte e fez sucesso por muitos anos adiante. Sarajane é considerada uma das pioneiras da Axé Music.
2. Requebra – Olodum – O grupo Olodum surgiu há mais de 30 anos com o objetivo de celebrar a cultura africana e levantar a bandeira da restauração do centro histórico de Salvador – especialmente do Pelourinho. No vídeo acima o grupo toca no Programa Livre, no SBT, apresentado por Serginho Groisman noviiiinho e cercado por um público vestido de calças jeans semi-bag com jaquetas e moletons amarados na cintura… (medo!)
3. Adocica – Beto Barbosa – Esta aqui voltou à moda recentemente por causa de um comercial de cerveja. Fiquei até magoada com a piadinha de que estar na presença de Beto seria queimar o filme em um churrasco. Absurdo!!! Ah, gente, eu sei que o ritmo de Adocica é lambada, mas me dei a licença poética de jogá-la nesta lista dos melhores axés. No vídeo acima relembre como o Faustão já foi gooordo. Aqui o áudio original da música.
4. O quê que essa nega quer – Luiz Caldas – Quem ouve essa música e não sente vontade de sair se acudindo é deveras um chato. Não consegui um clipe da gravação original –  no link acima tem apenas uma foto de Luis Caldas e o áudio. A música foi muito regravada e ainda é cantada em apresentações de vários artistas. Aqui aparece no show da banda Moinho.  E aqui o Luiz Caldas cantando Tieta (outro grande sucesso) no Globo de Ouro (não confundir com o Golden Globe Awards, juventude! Globo de Ouro era um programa musical da rede Globo nas décadas de 70 e 80).
5. Beija flor – Timbalada – A marca registrada da banda eram os corpos pintados e sem camisa – inclusive das meninas. Antigamente só se apresentavam assim, depois de algumas mudanças na composição do grupo, as pinceladas brancas continuaram, mas os componentes passaram a se cobrir mais.Timbalada é a minha banda de axé preferida, adoro várias músicas deles! Escolhi Beija Flor porque é das antigonas e super chiclete. Ouça duas vezes e cante o dia inteiro “Yo quero te namorar, amor…”
6.Magascar Olodum – Reflexu´s – Agora eu fui mais fundo no baú! A banda Reflexus de Mãe África, que depois virou só Reflexu´s, fez bastante sucesso na década de 80 com hits como Canto para o Senegal, Alfabeto do Negão e Libertem Mandela. O vídeo acima é de 1988, o ex-presidente sul africano Nelson Mandela ainda se encontrava na prisão por se opor ao apartheid – regime de segregação racial. A música Madagascar cita que a banda Olodum se manifestava contra o apartheid e também conta um monte de histórias. Para entender é preciso ouvir lendo a letra.
7. Melô do Tcham – Gera Samba – Um dia a Carla Peres teve cabelo cacheado e peito chapado. A morena do vídeo, caso não lembre, era a Débora Brasil. A música fez tanto, mas tanto sucesso, que até mudou o nome do grupo de Gera Samba para É o tcham. Rei, meu amigo baiano, me disse uma vez que “a música baiana educa para o sexo”. Pensei até em fazer uma lista só destas canções educativas. Esta aqui certamente eu incluiria. “Depois de nove meses você vê o resultado… segura o tcham…”.
8.Canto da Cidade – Daniela Mercury –  Mais um vídeo da série no-passado-eu-tive-cachos. Daniela Mercury super linda canta um de seus primeiros grandes sucessos pelas ruas da cidade de Salvador.
9. Prefixo de verão – Banda Mel – “Ae, ae, ae, ae, ei, ei, ei, ei, oô, oô, oô, oô, oô…” , diz a música que dá nome ao quarto disco da banda, lançado em 1990. A – hoje Bandamel tudo junto – surgiu em 1987, já teve cinco formações e continua animando o Carnaval de Salvador.
10. Flores – Banda Eva – Esta música tem dois nomes, Flores e Sonho Épico. E é da época em que a Ivete era a vocalista da Banda Eva. A letra dela tem uma historinha subentendida, talvez você já tenha ouvido várias vezes e não percebeu. É assim, a menina se apaixonou, transou com o cara, mas agora ele esnoba a coitada. Olha só “já lhe dei flores, flores, flores que brotaram em meu jardim, você brincou de bem me quer, mal quer saber de mim… já lhe dei… ahã… mal quer saber de mim”. Sutil, né? Bom, é esta a minha interpretação. Se quiser, leia aqui enquanto ouve.