sábado, 5 de março de 2011

Do outro lado: Burqas na Malásia

Feche os olhos e imagine uma mulher vestida de burqa. O que você pensou sobre a mulher?Antes de vir morar na Ásia, eu não tinha a oportunidade de ver mulheres usando burqa ao vivo e imaginava que elas eram muito diferentes de mim. A gente vê as coisas só por um lado, coloca todas as ideias que nos foram passadas na mesma cesta e acaba achando que todas elas são só o véu que usam. Passei menos de uma semana na Malásia, um país com muitos muçulmanos, mas foi o suficiente pra me deixar de queixo caído e revirar meus pensamentos.Comecei reparando que a roupa varia muito: tem gente que usa burqa mesmo, inteira preta, cobrindo tudo, cada fiozinho de cabelo e só com os olhos de fora, tem quem use sem tampar o nariz, tem gente que usa só o véu na cabeça e nas pernas usa calça jeans, tem quem use tudo colorido, com estampas, pedrinhas, tem até uniforme de policial especial (e as policiais femininas estão por toda parte em Kuala Lumpur).A parte mais interessante foi depois que acostumei com tantos véus. Mesmo nas mulheres mais cobertas, a bolsa estava à mostra (tradicionais Birkins e LVs aos montes e outras tantas seguindo as últimas “tendencinhas”). Como lá o sol não perdoa, muitos óculos escuros nada discretos. Quem disse que elas não podem? E quando tiravam os óculos, o que dava pra ver? A maquiagem! Com direito a sobrancelha bem feita, esfumaçado preto lindo no olho, cílios com curvex e rímel!No último dia de viagem eu não resisti e fui à Forever 21 (sim, lá tem também!) e quem eu vejo lá? Mais mulheres muçulmanas, olhando as araras, pegando roupas pra experimentar, comprando um monte… Tem como não se identificar mais? Eu não me surpreenderia se uma delas aparecesse e me falasse que lê o Chata em inglês hahaha! Sério!Me arrependo de não ter comprado pelo menos uma revista feminina para o público muçulmano (tem muitas). Pra dar um gostinho, achei alguns blogs especializados (elas fazem até encontrinho!) de várias partes do mundo:
Os três últimos foram os que eu mais gostei, e vocês?