sábado, 19 de março de 2011

7 provas de que o nerd é o novo pop

Por definição, nerd sempre foi o oposto de pop. Nas escolas americanas (de onde vem esta classificação) o nerd era aquele cara que vivia isolado em seu quarto lendo revistas em quadrinhos, jogando vídeo-game e fuçando na internet. E vendo filmes-nerds, claro! Resumindo toscamente: os nerds não pegavam ninguém. Já os pops faziam esportes, sabiam dançar, iam a muitas festas, tinham uma porção de amigos e namoradas. Só que o mundo mudou e as referências nerds se espalharam por todo canto. Por isso, ironicamente, o nerd virou pop. Vejamos sete provas de que  isso aconteceu…
1. Superproduções cinematográficas inspiradas em quadrinhos – As revistas de super heróis nunca caíram totalmente no gosto popular, mas os filmes baseado nestas HQs sim. Homem Aranha, X-Men e Batman- O Cavaleiro das Trevas levaram milhões e milhões de pessoas aos cinemas. Em abril será lançado Thor, trailer abaixo. Em junhoLanterna Verde e X-Men: first class.
2.O mundo se viciou na internet – Ficar horas e horas navegando na net não é mais coisa de nerd, né? Mas foi justamente um nerd típico, aluno de Harvard, que criou uma das plataformas mais utilizadas atualmente, o Facebook. O sucesso do face tornou o jovem Mark Zuckerberg bilionário e sua história foi contada em A Rede Social que concorreu ao Oscar de melhor filme este ano, ou seja, a cinebiografia de um nerd entrou para a história do cinema. O primeiro filme a trazer a palavra nerd no título foi a ficção dos anos 80 A Vingança dos Nerds. Mas foi só no título mesmo, pois a versão em português traduziu – nas legendas e na dublagem – nerd  por “calouro”. E não fez nenhum sentido.
3. Natalie Portman bombando – Mas será o Benedito, essa mulé está em tudo? Sim, está. Natalie, bem antes de ser consagrada em Cisne Negro, era considerada a “musa nerd” por sua participação como Padmé Amídala em Star Wars. Fez também V de Vingança, filme inspirado em uma história em quadrinhos. E agora volta à tribo nerd em Thor (trailer no primeiro item desta lista). Abaixo vamos relembrar seu penteado na trilogia de George Lucas. Só um detalhe: Natalie estudava Psicologia em Harvard quando o facebook foi criado.
4. Vídeo-game para todos – Jogar freneticamente vídeo-game não é mais diversão de meninos de cara espinhenta. O Nitendo Wii (que faz a gente pular pra lá e pra cá) conquistou a mulherada. Além de divertido, ele queima calorias. Mais incrível ainda é o Kinect – lançando pela Microsoft no final do ano passado – e controlado simplesmente por meio da fala e dos movimentos do corpo (sem joystick!). Quem experimentou garante que é bão demais. Abaixo uma matéria do Jornal da Globo sobre o Kinect.
5. Óculos nerd na moda – Aqueles óculos de grau enormes e com a armação mais grossa eram o perfeito uniforme nerd. Hoje t-o-d-o mundo usa; ou pode usar – não precisa ter lido um livro na vida e nem saber fazer a saudação vulcana. Pourquoi mon Dieu? Porque o nerd é pop, oras!
6. The Big Bang Theory –  As aventuras de quatro nerds legítimos já alcançaram vários picos de audiência no EUA. Só não superou Two and a Half Men, do mega pop Charlie Sheen. Com a decadência total e absoluta de Sheen… a série nerd lançada em 2007 tende a atingir o topo. “A teoria do Big Bang” passa no Brasil no canal fechado Warner.  Tentei colocar aqui uma seleção das melhores cenas, mas o conteúdo é bloqueado para compartilhar.  Se você procurar no youtube dá para assistir algun pedaços de capítulos. E se você não rir deles é porque realmente não tem nada a ver com o mundo nerd (que, só para lembar, agora é pop! Aêee!!!). A abertura da série também é muito divertida – claro, só quem tem um ladinho nerd acha graça.
7. Nerdices até no Carnaval – A apoteose da cultura nerd foi ela ter invadido o Carnaval deste ano. A motivação para fazer esta lista foi ver meu namorado (um nerd!) abismado com o anúncio de que a música do Carnaval 2011 de Salvador era “Liga da Justiça”. Aqui a Ivete canta o sucesso.  A letra diz “Superman ficou fraco, o Pingüim jogou criptonita. Lex Luthor e Coringa roubou o laço da Mulher Maravilha…”. Com certeza você já ouviu. A música é da banda Levanóiz e bombou na internet no início do ano.  Aproveitando a onda nerd no axé music tem ainda a Dança do Street Fighter.  E no Carnaval do Rio a Unidos da Tijuca levou Avatar para a avenida. Pronto, se chegou no Carnaval, podemos decretar que o nerd é o novo pop.
E você, gosta de nerdices? Está curtindo as referências nerds se espalhando pela cultura pop? Acha os meninos nerds mais interessantes? Ou é daquelas interesseiras que diz “o nerd de hoje é o rico de amanhã”? O que mais (originalmente nerd e que virou pop) você acrescentaria a esta lista?
Beijos
@silviamelia