terça-feira, 9 de novembro de 2010

ENEM 2010: prova é cancelada

O ENEM acabou de ser cancelado, após o pedido de liminar do Ministério Público Federal. A decisão foi tomada por causa de um erro na impressão das provas, o que prejudicou os estudantes que prestaram o exame. O cartão resposta tinha a mesma divisão de cabeçalho, mas a ordem dos cabeçalhos estava trocada. Alguns fiscais orientaram que os candidatos preenchessem o gabarito em ordem inversa, mas isso fazia com que as respostas ficassem incorretas.
Em nota oficial, a juíza federal Carla de Almeida Miranda Maia escreveu: "esses erros de impressão, de montagem e de aplicação das provas do ENEM foram todos admitidos pelo Inep, o qual se manifestou sobre isso de forma pífia". O procurador da República Oscar Costa Filho quer ainda punir os responsáveis pelo erro. Enquanto isso, os estudantes aguardam pelo pronunciamento do MEC, que prometeu prestar todos os esclarecimentos.
Foram mais de 4 milhões de inscrições este ano e, antes mesmo da aplicação, já havia sido cogitada a ideia de cancelar a prova, para assim manter a credibilidade da mesma. No ano passado, outro erro deixou muitos candidatos na mão, já que os resultados vazaram, obrigando assim o adiamento do exame e gerando uma abstenção de 40% (clique aqui para lembrar o que aconteceu).