sábado, 21 de agosto de 2010

Converse Jack Purcell

O Converse Jack Purcell vocês já conhecem. Mas quem é o tal Jack Purcell que dá nome ao tênis?



John Edward Purcell, o Jack Purcell, era um jogador de Badminton. Badminton? É aquele esporte semelhante ao tênis, onde os jogadores devem acertar um peteca (isso mesmo!) com uma raquete. Claro que não é uma peteca qualquer. A oficial tem 16 penas de ganso!



Mas voltando ao Jack… O canadense foi campeão nacional e mundial do esporte na década de 30, mesmo nunca tendo participado de um Olimpíada (naquela época Badminton não era esporte olímpico, hoje é…), foi nomeado no Olimpic Canadian Hall of Fame, homenagem aos atletas do país em 1973.



Jack desenvolveu em 1935 um tênis para a companhia canadense BFGoodrich. O tênis, feito de lona e solado de borracha, servia para dar mais proteção no esporte, mas era usado também fora das quadras. Foi aí que a Converse entrou em campo assumindo a marca nos anos 70 e passando a produzir o modelo Jack Purcell desde então.


Anúncio Jack Purcell estrelado pelo tenista Cliff Richey, antes de ser fabricado pela Converse.


OBS: Quem está se dando bem na foto é o tênis Jack Purcell.

Nas mãos da Converse, o Jack Purcell ganhou apelo vintage. Ele se distingue dos outros modelos da marca pela elevação na biqueira, na borracha do solado e a já tradicional listra azul. Alguns já vem com aspecto de “usado” de fábrica.

E sabem quem é um fã confesso do tênis Jack Purcell? Ninguém menos que “The Boss” Bruce Springsteen. Durante toda campanha de marketing do seu álbum “Born tu Run”, lançado em 1975, foi usado um par de Jack Purcell pendurado em sua guitarra.


Cartaz de divulgação do álbum “Born to Run”, de Bruce.


Bottom do “Born to Run” com os “Jacks”….


…e até um chaveiro! How cool is it Boss?

Aqui, um vídeo de 2009 do modelo Converse Jack Purcell.


**Fonte: conversation.com.br