segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Chuck Taylor All Star ou Converse All Star


Converse é uma história de lendas, heróis e inovadores ligados pelo amor ao esporte. É um nome que abrange uma centena de anos e com grande influência Americana na cultura mundial.

Quando Marquis M. Converse abriu as portas da Converse Rubber Shoe Company, em Malden, Massachusetts, em 1908, ele não tinha idéia de que ele se tornaria um ícone de fabricação americana. O jovem Marquis M. Converse começa a coleção de inverno para homens, mulheres e crianças, com sapatos de lona para o esporte como seu primeiro objetivo, durante os anos de formação do basquete, desencadeando um caso de amor do americano com o esporte. Ao longo do século 20, a Converse apresentou um desfile consistente de destaque no desempenho esportivo, incluindo o calçado que revolucionou o basquete e que mais tarde viria a se tornar um favorito no mundo inteiro, o Chuck Taylor.

Inicialmente, foram produzidos em 1917 como uma tentativa da Converse padronizar os sapatos para o basquete. Eles não eram populares até o jogador Chuck Taylor adotá-los como seu sapato preferido para o esporte. Ele ficou impressionado com o design que, logo após, se tornou um dos sapatos mais vendidos. Depois de sugerir algumas alterações, o tênis ganhou o nome do jogador e sua assinatura na parte do tornozelo. Embora o preto seja o mais popular, Chuck preferia os tênis de cano longo (antigamente, conhecidos simplesmente como 'white').

Com o passar do tempo, os consumidores exigiram mais variedades - especialmente para combinar com os uniformes da equipe - e foram produzidos cadarços pretos e brancos. Posteriormente, novas cores e estilos tornaram - se disponíveis. Low-top ou oxford, high-top e depois, knee-high foram as versões produzidas. Outros materias foram utilizados no sapato, como couro, camurça, vinil, denim e canhâmo. Algumas versões eram comprados sem o cadarço; estes foram desenhados por Chuck antes de sua morte, em 1969.

Chuck Taylor All-Star é o calçado mais bem sucedido da história, e tem desfrutado grande tendência graças a um ressurgimento da moda old school. Até o fim do século XX, foram vendidos mais de 750 milhões de pares no mundo inteiro. Já não parecem ser usados pelo seu principal alvo, o basquete (pelo menos na esfera profissional), e foram transferidos como sapatos modernos, sendo bastante utilizados por adolescentes. Alguns gostam tanto do tênis que fazem uma coleção deles.
Na década de 1950, o sapato havia se tornado popular entre muitos fãs de rockabilly. Os fãs de punk rock adotaram o tênis como uma tendência de moda até o fim da década de 70. Voltou à moda na década de 90, graças a Kurt Cobain.

À partir de 2000 Converse entra no novo milênio inspirado no disco inovador de seus fundadores e redobra o seu compromisso para lembrar, aprender e construir sobre o seu passado com um olhar afiado no desenvolvimento e performances para o futuro. Uma época marcada por parcerias com designers como John Varvatos e colaborações com grandes nomes da Moda, para atrair novas gerações e trazer uma imagem renovada porém respeitando as origens.

Editorial que ficou famoso pela ousadia das fotografias, chamando a atenção da nova geração

Do esportista, ao militar… filho e pai, não tem como negar a forte influência do velho e bom All Star.

Get Chucked!