sexta-feira, 13 de maio de 2011

5 novelas trash


Todos os canais às vezes apresentam produções que, de tão trash, acabam mais constrangendo os telespectadores do que causando algum outro tipo de emoção. Mesmo assim, há quem tenha gostado de certas tranqueiras como essas… será?
Amazônia (1991) – A Manchete tinha acabado de produzir Pantanal com muitíssimo sucesso. Daí, nada mais natural do que andar alguns quilômetros e produzir uma espécie de versão genérica da original. Porém, os autores de Amazônia resolveram fazer uma verdadeira viagem de dorgas misturando passado e futuro (um bloco se passava em 1890 e outro no então distante ano de… 2010) e claro, a audiência ficou no zero. A emissora gastou tanta grana à toa que, pouco tempo depois, teve de ser vendida.
Brida (1998) – Justamente por causa do fiasco de Amazônia, a Manchete nunca mais conseguiu fechar seus balanços no azul, mesmo com histórias de sucesso como Xica da Silva. Porém, quando tentaram fazer essa adaptação do livro do Paulo Coelho, a audiência ficou a zero e não deu grana nem pra terminar a novela – o resultado é esse “último capítulo” do link acima…
A Padroeira (2001) – Walcyr Carrasco tinha feito muito sucesso com O Cravo e a Rosa e, poucos meses depois de terminá-la, já entrava no ar novamente com essa novela, no horário das 18h. Só que o clima da novela não agradou nem um pouco. Acharam escura, confusa, e a audiência foi lá para baixo. Daí, tentaram mudar a história para algo mais divertido, inclusive com a entrada de uma trupe de atores de comédia liderada por Suzana Vieira. Mas era tarde… para piorar, o diretor Walter Avancini morreu durante a novela.
Metamorphoses (2004) – A Record tinha ficado um tempo sem produzir novelas e retomou a produção com essa verdadeira bomba, que propagandeava clínicas de cirurgia plástica – tanto que uma atriz do elenco teve a própria cirurgia exibida em um capítulo da novela! Era tão ruim que o elenco (atores bem famosos, como Paulo Betti) e uma série de autores simplesmente pediu para sair! O resultado: apesar da Record ser milionáriaMetamorfezes (como era chamada na época) terminou igual Brida: com uma narração explicando o destino dos personagens…
Três Irmãs (2008) – O autor Antônio Calmon escreveu aquela mesma novela de sempre, na praia, com um grande núcleo jovem, do mesmo jeito de outras similares como Corpo Dourado, que fizeram muito sucesso. Mas dessa vez a novela era tão retardada que não deu certo. Foi uma das primeiras novelas das 19h que chegou a perder em audiência para a Record, como acontecia aos sábados, quando enfrentava o Melhor do Brasil.