Se você tem mais de 30 anos se lembra facilmente do vinil: a chamada “bolacha” que vinha em uma capa grande de papelão, com capinha de plástico transparente para proteger e encarte com as letras e fotos da banda (quando tínhamos sorte!). Até o início dos anos 90 me lembro muito bem dos meus vinis e dos amigos que faziam um clube de troca. Como o produto era caro um comprava um e o outro amigo comprava o outro álbum para depois trocarmos e gravarmos o conteúdo em fita cassete. Pois é minha gente, quem vê toda a facilidade dos downloads de MP3 não sabe a dificuldade que era nos anos 80 e 90 conseguir as músicas do seu artista favorito e mais ainda, as letras de uma música!
Com o passar dos anos as pickups se transformaram em peças de museu e o único lugar em que víamos os antigos vinis era nas mãos dos DJ's
Na moda, os vinileiros não possuem uma estética própria, mas sim são aqueles que apreciam estilos musicais de muito sucesso na época em que o vinil bateu seus records de venda (a década de 70), como o movimento punk, o rock e a disco. O visual dos artistas ícones de então é que dão o tom da tribo urbana dos vinileiros. Para eles, o que interessa é expressar, por meio de suas vestimentas, seus gostos pessoais: camisetas das bandas favoritas, bolsas que lembram fitas cassete e discos de vinil, aparelhos de som, como o mostrado por Madonna em seu videoclip Hung Up, headphones enormes, o famoso tênis All Star, o neon e os cabelos ultra coloridos, que remetem instantaneamente ao visual de bandas como Duran Duran, durante o auge do movimento new wave.